Uma nova abordagem para previsões de surf

· Pedro Lins

Esse post é uma análise mais técnica (e espontânea) do Haole, um projeto em que eu tenho trabalhado desde fevereiro/março de 2024. Vou descrever um pouco da ideia do negócio por trás do Haole e da implementação.

Se você simplesmente quer saber do que se trata, eu tenho um post focado para quem quer usar o serviço. Eu agradeço muito qualquer feedback que você possa me dar.


Eu comecei a surfar bastante em 2020, durante a pandemia. Eu acordava bem cedo e ia surfar. Eu dei bastante sorte no começo, aparentemente naquela época o mar estava fora do normal em termos de qualidade e tamanho de surf. Quase toda semana tinha onda.

Não demorou até que eu ficasse viciado em acordar de madrugada, ir até a praia e surfar boas ondas. Mas aí tive minha primeira decepção: chegar na praia ao nascer do Sol com um mar flat.

Alguns amigos me disseram que a solução era aprender a ler previsões. Até que deu pra eu aprender os básicos, mas me decepcionei muitas vezes até entender quais condições tornavam as praias da minha cidade bons lugares para surfar. E isso é um grande problema: cada point de surf tem condições específicas que tornam aquele lugar especial. Pode levar muitos anos de experiência até que alguém entenda essas condições.

Então, a ideia pro Haole surgiu para solucionar esse (e muitos outros problemas) relacionados à previsão do tempo voltada para surf. Sendo o mais sucinto possível pra quem já tem conhece esse meio: nós combinamos o melhor das câmeras ao vivo com o melhor da previsão do tempo para trazer o (futuro) melhor serviço de previsão de tempo para surf de todos.

A ideia

Análise técnica do projeto

Fontes de dados

MVP

Redes sociais (instagram de longe a mais importante).

Futuro

Conduzir o mvp, ver o que a galera diz. Gradualmente crescer o número de praias. A partir do que dizem avaliar a criação de um aplicativo próprio. Pq? Monetização, experiência de usuário

Porque eu escrevi isso?

Eu poderia seguir com esse projeto, conseguir financiamento (ou até fazer bootstrapping com meu próprio dinheiro) e fazer algo grande para muitas pessoas. O projeto é altamente escalável: para eu adicionar uma nova praia basta criar uma nova fileira no meu banco de dados com alguns urls de algumas fontes diferentes e voila. Contudo, isso daria bastante trabalho, teriam alguns desafios interessantes do ponto de vista técnico mas não são necessariamente problemas que me apaixonam. Eu teria que contratar pessoas, crescer a empresa e monetizar. Não sei se quero fazer isso. Vai depender muito do feedback que eu tiver das pessoas conforme eu for conduzindo esse MVP.

Eu posso também manter ele pequeno. Colocar praias que eu frequento ou quero frequentar no futuro, e manter uma pequena instância destinada a mim mesmo e meus amigos. Eu sei que seria muito útil para mim.

Existe outra opção

Haole pode ser comprado por uma empresa de surf em relativamente pouco tempo. Por que eu acho que isso aconteceria? Mais fácil comprar do que desenvolver in-house (é só plugar as fontes de dados proprietárias no pipeline de dados do haole). Não seria caro comprar, (não planejo crescer tanto assim a equipe). Candidatos: Surfview, Surfline, Surfguru. Quem eu acho que faz mais sentido comprar? No Brasil? Surfview. Fora? Surfline. Por que? Dados.

Pedro Lins